Projeto Político Pedagógico

O egresso do Curso de Licenciatura em Química deverá:

  • Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação (competência
    profissional garantida pelo domínio do saber sistematizado dos conteúdos da Química e em áreas afins), com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos de acidentes mais comuns em laboratórios de Química;

  • Possuir capacidade crítica para analisar os seus próprios conhecimentos;

  • Assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de uma atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;

  • Compreender os conceitos, leis e princípios da Química;

  • Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físicoquímico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade;

  • Possibilitar a continuidade dos estudos em química, a nível de pós-graduação latu-sensu ou strictu-sensu;

  • Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;

  • Reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político;

  • Identificar os aspectos filosóficos, históricos e sociais que definem a realidade educacional;

  • Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência, a sua natureza epistemológica, compreendendo o seu processo histórico-social de construção;

  • Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;

  • Ter interesse no auto aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino da Química, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino de Química;

  • Ter conhecimentos humanos que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto educador, buscar sempre melhor qualidade de vida para todos os que serão alvo do resultado de suas atividades;

  • Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química;
    Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade;

  • Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático;

  • Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;

  • Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no laboratório;

  • Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;

  • Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem;

  • Conhecer os fundamentos e a natureza das pesquisas do ensino em Química;

  • Interessar-se pelos aspectos culturais, políticos e econômicos da vida da comunidade a que pertence, estando engajado na luta pela cidadania como condição para a construção de uma sociedade justa, democrática e responsável;

Educação Básica, Profissional e Superior

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O Curso de Licenciatura em Química busca a articulação efetiva entre os saberes químicos, a realidade e outras ciências na construção do conhecimento que fundamentará a formação inicial
desses profissionais. As ações pedagógicas implementadas objetivarão desenvolver no futuro educador a capacidade de se engajar em equipes interdisciplinares de pesquisa para construção e produção de conhecimentos articulados às realidades sociais, com uma visão transformadora, sem, com isso, extinguir ou comprometer a especificidade da sua área de formação.
O Curso de Licenciatura em Química está estruturado com diversas atividades práticas como componente curricular, estágio supervisionado integrado e as atividades complementares. Nas aulas de atividades práticas como Componente Curricular buscou-se a articulação entre os conteúdos específicos e sua relevância na formação de professores, facilitando a compreensão do conteúdo específico a partir de uma perspectiva pedagógica, por meio de uma transposição didática dos conteúdos do ensino superior para o ensino médio e de uma reflexão sobre determinado conteúdo. As disciplinas que contemplam horas de “prática como componente curricular” começam no primeiro ano do curso e perpassam todos os semestres previstos. As horas correspondentes às atividades complementares permitirão aos alunos, além de uma aproximação com o campo epistemológico da pedagogia e da área específica, experiências diversificadas de formação e de cultura geral, no sentido de integrar algum conhecimento específico às preocupações educacionais e escolares, bem como de integrar o profissional da educação à sociedade em que está inserido.
Isto é essencial para a formação do futuro professor, que terá a sua disposição instrumentos para pensar o humano imerso nas relações sócio-político-cultural-históricas presentes no ato de educar.

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Conceito de Curos (2013): 4.

Valor ENADE (2014): 2.

Conceito Preliminar de Curso (2014):3

Portaria de Reconhecimento nº 428 de 30/08/2013, publicada DOU em 03/09/2013.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Curso n. 1095, de 24/12/2015, publicada no Diário Oficial da União em 28/12/2015.

Portaria de Renovação de Reconhecimento n. 918 de 27/12/2018, publicada DOU em 28/12/2018.

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