O projeto pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em física do IFS foi construído com objetivo de desenvolver as principais competências e habilidades previstas pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Licenciatura em Física7 (PARECER CNE/CES 1.304/2001) de modo a formar os egressos no perfil do Físico-educador:
“Dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação. Não se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada
para o ensino médio formal. (Cf. 3)”.
O Licenciado em Física poderá realizar estudos de pós-graduação preferencialmente nas áreas de Ensino de Física e/ou Educação. Outrossim, sua formação proporcionará ainda caminhos para que o mesmo faça pós-graduação em outros campos da Física.
Educação Básica, Profissional e Superior
O curso de Licenciatura em Física ofertado pelo IFS/Campus Lagarto possibilitará a formação de educadores, com competências para visualizar o Ensino de Física de maneira ampla e contextualizada, e em consonância com as exigências da sociedade contemporânea, correspondendo com as expectativas que são externadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os princípios que orientam o curso de Licenciatura em Física no IFS – campus Lagarto são estabelecidos com base nas diretrizes curriculares para os cursos de Física. As disciplinas
são organizadas nas seguintes áreas:
Física Teórica – formado pelas disciplinas voltadas para a formação mais técnica, voltada para o conhecimento físico específico, entretanto, busca-se,mesmo nessas disciplinas trabalhar de forma contextualizada. São disciplinas teóricas da Física.
Física Experimental – complementa o anterior, pois é composto por disciplinas de cunho experimental que estão articuladas com as disciplinas teóricas.
Matemática – busca, mais do que proporcionar o ferramental matemático que é próprio da Física, trabalhar a matemática em sua dupla natureza, a de linguagem e a de ciência, de modo que o futuro professor perceba a matemática como mais do que um recurso para modelar a natureza e obter valores quantitativos, mas sim como uma linguagem que lê o mundo e dá conta de retratar a natureza e diversas situações presentes no cotidiano das pessoas.
Ensino de Física – formado pelas disciplinas que discutem a sala de aula de física de forma aplicada, buscando formar um professor que sustente suas práticas em orientações fornecidas pela Pesquisa em Ensino de Física, pelos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e, também, através de estudos de caso que levem o licenciando a atuar como um professor pesquisador prático-reflexivo. Além disso, que buscam fornecer uma visão aprofundada dos fatores relacionados à Pesquisa em Ensino de Física no Brasil, como linhas de pesquisa principais, pesquisadores e instituições de referência, periódicos principais e eventos relacionados.
Pedagógica – busca qualificar os licenciandos para a compreensão dos fundamentos teórico-conceituais da educação à luz de referenciais antropológicos, sociológicos, filosóficos, didáticos, psicológicos, inclusivos e legais, possibilitando a análise contextual dos fenômenos educacionais e das práticas escolares, de forma que seja capaz de selecionar e usar recursos didáticos e estratégias metodológicas adequados para as diversas situações de aprendizagem que irão se apresentar em sua vida profissional.
O Estágio Supervisionado é parte integrante da formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior. O estágio será desenvolvido preferencialmente em escolas de educação básica da região Centro-Sul do Estado de Sergipe, com destaque para o próprio IFS – campus Lagarto, e incluirá atividades inerentes às práticas do Ensino de Física, como por exemplo, caracterização da escola, observação de aulas, elaboração de planos de ensino, regência e elaboração de relatórios. O ponto culminante da integralização e conclusão do curso dar-se-á com o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, cuja elaboração, apresentação e defesa deve estar relacionado com as competências construídas durante o processo de formação do docente.
Nenhum conteúdo disponível até o momentoConceito do Curso (2014): 4
Portaria de Reconhecimento do Curso n. 933 de 01 de Dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 2/12/2015.
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 918 de 27/12/2018, publicada no Diário Oficial da União em 28/12/2018.
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