Projeto Político Pedagógico

O Bacharel em Sistemas de Informação será capaz de desempenhar as seguintes

atividades:

I - Identificar problemas que tenham solução algorítmica e desenvolver soluções utilizando ambientes de programação;

II - selecionar, configurar e gerenciar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Organizações;

III - atuar nos níveis operacional, tático e estratégico para atingir os objetivos organizacionais, usando as TICs;

IV - identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando TICs;

V - identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;

VI - comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;

VII - gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de TIC das organizações;

VIII - desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações;

IX - aprimorar a experiência de usuários de sistemas de informação incluindo aspectos de interação humano-computador;

X - gerenciar projetos na área de Sistemas de Informação;

XI - modelar e aprimorar processos de negócio;

XII - gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de

informação;

XIII - conduzir e participar de processos de negociação;

XIV - ler e interpretar textos técnicos na língua inglesa.

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O Curso de Bacharelado em Sistema de Informação do IFS – Campus Lagarto está organizado em regime de créditos, em oito períodos letivos, integralizados em disciplinas obrigatórias, optativas, estágio curricular e atividades complementares, além de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a ser desenvolvido no sétimo e oitavo período letivo. A metodologia de ensino é fundamentada:

Na criação de materiais didáticos pelos docentes - produção de apostilas e uso de recursos audiovisuais, provendo maior interação aosdiscentes;

Na aplicação da tecnologia no ensino com acesso facilitado de equipamentos e

softwares – vista a prática de ferramentas para desenvolvimento conceitual e de soluções tecnológicas;

No uso intensivo de ferramentas através de laboratórios que permitam a introdução e fomento de novas tecnologias no ensino prático;

No redirecionamento das aulas no sentido de aumentar a participação dos discentes, através da introdução sistemática da utilização da informática como ferramenta de apoio ao ensino através de softwares específicos que permita

m uma maior interação dos discentes com o conteúdo programático de cada disciplina;

No uso de softwares especificados pelos docentes, que atendam aos conteúdos de cada disciplina, na solução de problemas da área.

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Conceito de Curso (2015): 3

Portaria de Reconhecimento de Curso n. 1039, de 23/12/2015, publicada no Diário Oficial da União em 24/12/2015.

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